O estudante de graduação Igor Tolentino, bolsista de Iniciação Científica, desenvolveu o projeto Portal de Ferramentas digitais para Educador. Igor é estudante do curso Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte e é orientador pelo Prof. Dr. Luiz Naveda.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc (LAB) de Emergência Cultural, o projeto responde à necessidade de planos de atuação pedagógica mais claros sobre as tecnologias e suas aplicações em instituições educativas e culturais, devido às novas realidades educacionais e devido aos impactos da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. Veja abaixo.

O desenvolvimento de propostas pedagógicas com ferramentas digitais se tornaram fundamentais em um contexto emergencial ou contemporâneo onde uma  parte considerável do ensino tem se concentrado em formatos não presenciais. Mediante a emergência da utilização das TDIC no ensino de música e diante do cenário da pandemia Covid-19, este processo de pesquisa foi iniciado no Grupo de Pesqusia Corpuslab.

Segundo o pesquisador, o principal objetivo é disponibilizar um banco de informações na forma de um portal de mídia, para facilitar a descoberta e utilização de aplicativos digitais musicais, conceitos e exemplos de dinâmicas e avaliação de música voltada ao acesso e a inclusão de educadores e alunos. O intuito é não somente propor estratégias pedagógico-musicais em ambiente digital, mas estimular novas propostas por parte de professores e educadores. Veja o vídeo de apresentação abaixo:

O público alvo do projeto são os educadores musicais, professores de música independentes, professores de música ou arte, servidores do sistema público de educação, pais em situação de isolamento social com crianças e demais interessados.

A elaboração de práticas utilizando a curadoria digital tem sido pouco exploradas nas universidades de música, se tornando relevante pesquisas futuras que envolvem além de práticas teórico-metodológicas, mas também a sua utilização com os alunos.

Confira todos os conteúdos em appsmusicais.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *