Doutor e mestre em História Social da Cultura e especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Pós-doutorado pela Escola de Música do Depto de Música da UFMG na linha de pesquisa Música e Cultura. Pesquisador vinculado ao ao Grupo de Pesquisa GP-CMC – Corpo, Música e Cultura da Escola de Música da UEMG Grupo de Pesquisa PAMVILLA – Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos da ECA/USP.. Professor Efetivo do Departamento de Teoria Musical da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde desenvolve pesquisa nas áreas de Música, Artes e História no Centro de Pesquisa da Escola de Música, leciona as disciplinas de História da Arte, História da Música Brasileira e Antropologia Cultural.Coordena o Projeto intitulado Heitor Villa-Lobos na América Hispânica: estudo da internacionalização da obra do compositor brasileiro a partir do Acervo Curt Lange (1930-1945)-FAPEMIG.

Publicações principais

ARCANJO, Loque. Heitor Villa-Lobos e o americanismo musical de Francisco Curt Lange. In: III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões 55º Festival Villa-Lobos., 2018, Rio de Janeiro. Anais do III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões 55º Festival Villa-Lobos.. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. v. 1. p. 60-72.

ARCANJO, Loque. O dossiê Villa-Lobos e o Choros n.10: modernismo, “plágio” e opinião pública em tempos de crise política no Brasil (1952-54). In: IV Simpósio Villa-Lobos, 2018, São Paulo. Anais do IV Simpósio Villa-Lobos. São Paulo: USP, 2018. v. 1. p. 217-235.

ARCANJO, Loque. A música colonial mineira na musicologia e na correspondência de Francisco Curt Lange (1944 ? 1946). In: I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2018, São João Del Rei. Anais do I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. São João Del Rei: UFSJ, 2018. v. 1. p. 338-353.

ARCANJO, Loque. Cláudio Santoro e o Americanismo musical de Francisco Curt Lange: nacionalismos, práticas musicais e redes de sociabilidade no Brasil (1940-1946). In: Anais do 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP Ensino, memórias e linguagens em diálogo interdisciplinar. Outro Preto: ufop, 2017. v. 1. p. 223-237.

ARCANJO, Loque. A correspondência entre Heitor Villa-Lobos e Francisco Curt Lange: nacionalismo e americanismo musicais entre os anos 1930 e 1940. In: III SIMPÓSIO VILLA-LOBOS, 2017, São Paulo. ANAIS DO III SIMPÓSIO VILLA-LOBOS. São Paulo: ECA-USP, 2017. v. 1. p. 120-134.

ARCANJO, Loque. A correspondência entre Heitor Villa-Lobos e Francisco Curt Lange: nacionalismo e americanismo musicais entre os anos 1930 e 1940. In: III Simpósio Villa-Lobos, 2017, São Paulo. Anais do III Simpósio Villa-Lobos. São Paulo: ECA-USP, 2017. v. 1. p. 120-134.

ARCANJO, Loque. OLHARES SOBRE O BAIRRO LAGOINHA: educação patrimonial, imagens, cotidiano e memórias. In: ICOMOS, 2017, Belo Horizonte. Anais 1º Simpósio Cientifico ICOMOS Brasil, 2017.

ARCANJO, Loque. CERCEAU, Rangel Netto . Música, Linguagem e Sociedade. Revista E-HUM, Belo Horizonte: UNIBH, 2016

ARCANJO, Loque; MIRANDA, Márcio Antônio de . Práticas musicais, redes de sociabilidade e cultura intelectual na correspondência entre Francisco Curt Lange e Cláudio Santoro(1940-1946). e-Hum, v. 9, p. 105-115, 2016.

ARCANJO, Loque. Um músico brasileiro em Nova York: o Pan-Americanismo na obra de Heitor Villa-Lobos (1939-1945). Revista Estudos de Politica, v. 6, p. 467-486, 2016.

ARCANJO, Loque. O Impressionismo de Claude Debussy na obra de Heitor Villa-lobos como expressão do modernismo carioca. Formas, Imagens, Sons: O universo Cultural da História da Arte.. 1ed.Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2014, v. 1, p. 35-49.

ARCANJO, Loque. O violão de Heitor Villa-Lobos: entre a Belle Époque carioca e as rodas de choro. e-Hum, v. 6, p. 1, 2013.

ARCANJO, Loque. História da Música: Reflexões teórico-metodológicas. Modus : revista da Escola de Música da UEMG, v. 07, p. 3-13, 2012.

Projetos