Luiz Naveda é bacharel em Música (UEMG, 1999), mestre em Performance Musical (UFMG, 2002), doutor e pós-doutor em Ciências da Arte pela Universidade de Gent (2011). Como pesquisador tem se dedicado à investigação do movimento musical e coreográfico, performance e computação musical, arte computacional e design de estruturas de papel. Possui dezenas de publicações e trabalhos premiados em áreas diversas. Tem atuado profissionalmente como artista independente e desenvolvedor de aplicações musicais e multimídia interativa (mais informações em http://naveda.info). Ocupa o cargo de professor de Musicologia da Universidade do Estado de Minas onde atua em programas de graduação e pós-graduação e coorderna diversos projetos.É coordenador do programa de pós-graduação em Artes da UEMG.

Publicações principais

LEMAN, Marc; NAVEDA, Luiz. Basic Gestures as Spatiotemporal Reference Frames for Repetitive Dance/Music Patterns in Samba and Charleston. Music Perception, v. 28, n. 1, p. 71–91, 2010.

LEMAN, Marc; NAVEDA, Luiz. Spatial cognition of Samba and Charleston. Cognitive Processing, v. 10, p. S142–S142, 2009.

NAVEDA, Luiz. Gesture in Samba: A cross-modal analysis of dance and music from the Afro-Brazilian culture. 2011. PhD thesis – Ghent University, 2011.

NAVEDA, Luiz. Inovação anjos e tecnologias nos projetos e práticas da educação musical. Revista da ABEM, v. 1, n. 14, p. 65–74, 2006.

NAVEDA, Luiz et al. Microtiming patterns and interactions with musical properties in samba music. Journal of New Music Research, v. 40, n. 2, p. 223–236, 2011.

NAVEDA, Luiz. O Timbre e o Volume Sonoro do violão: Uma abordagem acústica e Psicoacústica (translation: The timbre and the loudness of the classical guitar: a acoustic and psychoacoustic approach). 2002. Master Thesis – UFMG, Belo Horizonte, Brazil, 2002. Disponível em: <https://dl.dropboxusercontent.com/s/rozbfvj9qsjl752/naveda_2000_the%20timbre%20and%20the%20loudness%20of%20the%20classical%20guitar%20an%20acoustic_naveda2000the-timbre-and-the-loudness000>.

NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. A Cross-modal Heuristic for Periodic Pattern Analysis of Samba Music and Dance. Journal of New Music Research, v. 38, n. 3, p. 255–283, 2009.

NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. Hypotheses on the choreographic roots of the musical meter: a case study on Afro-Brazilian dance and music. 2011, [S.l.]: SACCoM-Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música, 2011.

NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. Mapping idiomatic elements in the morphology of dance gestures: Meter, gender and cultural idiosyncrasies in the samba dance and music. In: SHIFRES, FAVIO et al. (Org.). . Actas de ECCoM. Vol. 1 N1, “Nuestro Cuerpo en Nuestra Musica. 11o ECCoM”. Buenos Aires, Argentina: SACCoM, 2013. v. 1. . NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. The spatiotemporal representation of dance and music gestures using Topological Gesture Analysis (TGA). Music Perception, v. 28, n. 1, p. 93–111, 2010.

Projetos