Cognição incorporada na dança e música
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Naveda
Estudo das linguagens artísticas e expressões na cultura sob o ponto de vista da influência do corpo sobre as formulações mentais presentes na arte e cultura. Utiliza abordagens sistemáticas orientadas à análise de conjuntos de dados qualitativos e quantitativos como dados de anotação, captura de movimento, áudio, vídeo, texto, sensores e sinais biológicos. Estes dados e observações que são processados a partir de um leque de abordagens analiticas compreensivas às especificidades das manifestações culturais e artísticas, como por exemplo, visualização de dados, aprendizado de máquina, análise de rede, entre outros.
Música e Neurociências
Coordenador: Prof. Dra. Marília Nunes
Estudo interdisciplinar dos aspectos relacionados ao processamento cognitivo musical, envolvendo a avaliação neuropsicológica das habilidades musicais; a investigação dos déficits de aprendizagem musical (amusias) e do processamento musical em síndromes neuropsicológicas específicas; investigações sobre a modularidade do processamento cognitivo musical e a relação da cognição musical e outras funções cognitivas, tais como memória, cognição numérica e emoções.
Música, práticas e representações
Coordenador: Prof. Dr. Loque Arcanjo
Estudo do fenômeno musical em seu duplo papel, tanto como produto da realidade social quanto como parte do processo de construção desta realidade, por meio da reflexão historiográfica de processos de criação e apreciação artísticos, integrando aspectos históricos, sociais e culturais. Análise das representações sociais acerca da produção musical no Brasil e dos complexos diálogos desta produção com outras práticas e linguagens artísticas enquanto instrumento para a articulação da música enquanto patrimônio histórico, a partir do reconhecimento de seus significados históricos. Estudo da produção artística associada às outras formas de atividade social e incorporada às diversas texturas da vida tendo como referências seus significados culturais contextualizados no tempo e no espaço.