Deprecated: preg_match_all(): Passing null to parameter #2 ($subject) of type string is deprecated in /home/corpusla/public_html/wp-content/plugins/transposh-translation-filter-for-wordpress/core/utils.php on line 459
FUNARTE premia alunos-pesquisadores do Corpuslab – Grupo de Pesquisa Corpuslab

Os estudantes de iniciação científica Emanuel Schuchter e Igor Tolentino, foram premiados pela FUNARTE por meio da oficina Estratégias e ideias para o ensino de música com meios digitais: Ensino Fundamental I (https://abre.ai/clUx). Ambos estudantes do curso Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, e são orientados pelo Prof. Dr. Luiz Naveda.

O edital Funarte Arte em Toda Parte premiou oficinas em vídeo que estimulem as práticas e o pensamento direcionados a artes visuais, circo, dança, teatro e música. A oficina criada pelos orientandos sugere estratégias de dinâmicas pedagógicas para ensino musical no nível fundamental, através de ferramentas digitais acessíveis e gratuitas.

Dividida em 5 módulos com um  percurso não-sequencial (apresentação e 4 módulos de conteúdo), os vídeos desta oficina apresentam estratégias, exemplos de aulas e ideias de avaliação pedagógica, que estão divididos nos seguintes tópicos: Apresentação; Modulo 1: Conceitos Musicais Básicos; Módulo 2: Práticas Musicais; Módulo 3: Práticas interdisciplinares e Módulo 4: Exemplos Livres. Além disso, foi construido uma referência online, dispondo com uma tabela de ferramentas, aulas e conceitos para referência na preparação de sua dinâmica de ensino musical, mencionadas durante o vídeo.

Gravação da oficina Estratégias e ideias para o ensino de música com meios digitais: Ensino Fundamental I

Os conteúdos desta oficina foram preparados com base nas Competências específicas e Habilidades do Ensino Fundamental I (1º o 5º ano) da BNCC. Dessa forma, são explorados os objetos do conhecimento: Contexto e práticas, Elementos da linguagem, Materialidades, Notação e registro musical e Processos de criação.

Este trabalho responde às necessidades e interesses sobre as tecnologias e suas aplicações em instituições educativas, devido às novas realidades educacionais e devido aos impactos da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2. O público alvo são os professores do Ensino Fundamental I e demais interessados.