Ao tempo da chegada do maestro e compositor Villa-Lobos à Argentina, os jornais locais produziram inúmeras reportagens anunciando o concerto do maestro no teatro Colón. Porém, uma propaganda amplamente divulgada pelos periódicos argentinos nos chama atenção uma vez que este recorte, analisado de modo iconográfico e contextualizado, sintetiza os significados políticos do concerto de Villa-Lobos na Argentina, em 1940.
Na parte superior do recorte, o leitor é informado, por meio da frase “Teatro Colón Hoy a las 21 y 30”, sobre o local e o horário do concerto; abaixo, a foto de Villa-Lobos divide o centro da página com os dizeres “Unico Gran Concierto Sinfónico de obras del Maestro Brasileño”; na parte inferior da página, os dizeres “Hora de Brasil transmitira por LS1 Radio Municipal de Buenos Aires en cadena con emisoras brasileñas e uruguayas” divulgavam a transmissão radiofônica. À primeira vista, não se difere muito das outras reportagens. Entretanto, vários aspecto articulam uma teia de significados que dão sentido ao evento. Dentre eles: a emblemática fotografia do compositor – já reconhecido internacionalmente, o simbolismo do local do concerto, a articulação diplomática entre os três países e o alcance geopolítico do concerto ilustrado pela informação acerca da transmissão das rádios da Argentina, do Uruguai e do Brasil.
A harmonia da cooperação diplomática entre os três países é representada pelo detalhe da imagem do microfone que projetaria o som da apresentação de Villa-Lobos de modo integrado, demonstrando como o rádio, naquele contexto, desempenhava um significativo papel político como veículo de maior alcance entre as massas populares nos países latino-americanos. Assim, o contexto determina o significado e atribui sentido à documentação jornalística analisada anteriormente, e sentido iconográfico ao anúncio.