Umas dos grandes desafios do trabalho de captura de movimento na cultura é como relacionar terminologias da cultura em um conjunto de dados de captura de movimento.
Biovision Hierarchy ou BVH é um formato de arquivo gerado por instrumentos de captura de movimento e, por mais estranho que esse nome possa parecer, essa tecnologia já faz parte do no nosso cotidiano. O BVH possibilita que, através de softwares de criação 3D, sejam geradas imagens bem próximas da realidade, recurso muito popular na cultura pop. Presente na criação de filmes, jogos, animações ou até mesmo transformando atores em dragões, parece magia mas é só tecnologia.
A equipe formada por Thales Piassi e Emanuel Schuchter trabalha no desenvolvimento de ferramentas para estudo de movimento a partir destes dados. Em um projeto financiado pelo PAPq/UEMG (Programa Institucional de Apoio à Pesquisa da UEMG), surgiu a necessidade de realizar anotações em .BVH (tipo de arquivo gerado pelo Mocap). Sob a orientação do professor Luiz Naveda, os bolsistas colaboraram com o desenvolvimento de um software de Anotação de arquivos de mocap. Com intuito de proporcionar analises mais detalhadas e de forma mais prática o anotador possibilita selecionar cada ponto do corpo em captura e fazer anotações precisas sobre o movimento que está sendo estudado, separando por pontos no ‘esqueleto’ de captura e passando em cada frame do vídeo.
Veja abaixo um exemplo que pode ser utilizado pelo usuário, nesta página.