Grupo de pesquisa Corpuslab

Título: Corpuslab


Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Artes

Instituição do grupo: Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG


Endereço no diretório CNPQ:http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9038757427739421


Website:http://www.corpuslab.info

Última revisão: 15/05/2021

Sobre

O grupo de pesquisa em “Corpo, Música e Cultura” é voltado ao estudo das culturas musicais a partir de uma epistemologia do corpo. Esta epistemologia reconhece o papel do corpo humano na construção do conhecimento, nas representações musicais e culturais, e na produção de arte em contextos culturais diversos. Nossa investigação tenta responder às questões que se debatem sobre os problemas da influência das práticas incorporadas na arte e nas tradições culturais. Privilegiamos trajetórias de investigação radicalmente transdisciplinares e abordagens criativas e cientificamente robustas tanto no campo da investigação clássica como na produção de arte de vanguarda.


As estratégias de investigação do grupo dentro do campo entendido como ciências da arte, onde transitamos entre métodos diversos da ciências cognitivas, computação, abordagens historiográficas, etnografia, neurociências e musicologia computacional. O grupo é composto atualmente de 3 professores que dividem a coordenação e cerca de 20 estudantes que conduzem vários projetos financiados em agências de fomento regionais, nacionais e internacionais. Abordagens desenvolvidas nestes projeto fazem uso de sistemas de captura de movimento, áudio e vídeo, instrumentos de avaliação psicológica, captura de mídia e metodologia para análise e produção etnográfica ou documental em várias áreas. Os professores coordenadores têm atuação internacional são frequentemente convidados para workshops e palestras.

Pesquisadores 

Prof. Dr. Loque Arcanjo

Doutor e mestre em História Social da Cultura e especialista em História da Cultura e da Arte pela UFMG. Pós-doutorado pela Escola de Música do Depto de Música da UFMG na linha de pesquisa Música e Cultura. Pesquisador vinculado ao  ao Grupo de Pesquisa GP-CMC – Corpo, Música e Cultura da Escola de Música da UEMG Grupo de Pesquisa PAMVILLA – Perspectivas Analíticas para a Música de Villa-Lobos da ECA/USP.. Professor Efetivo do Departamento de Teoria Musical da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) onde desenvolve pesquisa nas áreas de Música, Artes e História no Centro de Pesquisa da Escola de Música, leciona as disciplinas de História da Arte, História da Música Brasileira e Antropologia Cultural.Coordena o Projeto intitulado Heitor Villa-Lobos na América Hispânica: estudo da internacionalização da obra do compositor brasileiro a partir do Acervo Curt Lange (1930-1945)-FAPEMIG.

 Prof. Dr. Luiz Naveda

Luiz Naveda é bacharel em Música (UEMG, 1999), mestre em Performance Musical (UFMG, 2002), doutor e pós-doutor em Ciências da Arte pela Universidade de Gent (2011). Como pesquisador tem se dedicado à investigação do movimento musical e coreográfico, performance e computação musical, arte computacional e design de estruturas de papel. Possui dezenas de publicações e trabalhos premiados em áreas diversas. Tem atuado profissionalmente como artista independente e desenvolvedor de aplicações musicais e multimídia interativa (mais informações em http://naveda.info). Ocupa o cargo de professor de Musicologia da Universidade do Estado de Minas onde atua em programas de graduação e pós-graduação e coorderna diversos projetos.É coordenador do programa de pós-graduação em Artes da UEMG.

Profa. Dra. Marília Nunes

Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG/2010), Especialista em Arteterapia pela Faculdade Vicentina (FAVI), possui graduação em Música (Flauta doce) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2005) e graduação em Psicologia pela UFMG (2007). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, Psicologia e Educação e Psicometria, e na área de Música, com ênfase em performance em música barroca (Flauta doce e canto). Atuou como professora designada de Neuropsicologia, Psicodiagnóstico infantil e Psicologia da Educação no curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Divinópolis, e de metodologia de ensino e flauta doce nos cursos de Licenciatura, Bacharelado e musicalização infantil na Escola de Música (ESMU) da UEMG. Atualmente é professora efetiva da ESMU/UEMG, ministrando Psicologia e Educação, Flauta doce como instrumento musicalizador, Prática musical em conjunto e Práticas em Pesquisa (TCC); e professora do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG, ministrando disciplinas sobre a relação entre Artes e Neurociências.Tem como principal área de pesquisa a Neuropsicologia da Música, desenvolvendo trabalhos sobre: Processamento cognitivo musical; Amusias; Avaliação neuropsicológica das habilidades musicais; Processamento musical na Síndrome de Williams; Música e relaxamento; Relações entre o processamento numérico e musical; Modularidade do processamento cognitivo musical; Percepção musical e transtornos de aprendizagem e; Memória e emoções musicais. 

Participantes ativos

Linhas de Pesquisa

Cognição incorporada na dança e música

Coordenador: Prof. Dr. Luiz NavedaEstudo das linguagens artísticas e expressões na cultura sob o ponto de vista da influência do corpo sobre as formulações mentais presentes na arte e cultura. Utiliza abordagens sistemáticas orientadas à análise de conjuntos de dados qualitativos e quantitativos como dados de anotação, captura de movimento, áudio, vídeo, texto, sensores e sinais biológicos. Estes dados e observações que são processados a partir de um leque de abordagens analiticas compreensivas às especificidades das manifestações culturais e artísticas, como por exemplo, visualização de dados, aprendizado de máquina, análise de rede, entre outros.

Música e Neurociências

Coordenador: Prof. Dra. Marília NunesEstudo interdisciplinar dos aspectos relacionados ao processamento cognitivo musical, envolvendo a avaliação neuropsicológica das habilidades musicais; a investigação dos déficits de aprendizagem musical (amusias) e do processamento musical em síndromes neuropsicológicas específicas; investigações sobre a modularidade do processamento cognitivo musical e a relação da cognição musical e outras funções cognitivas, tais como memória, cognição numérica e emoções.        

Música, práticas e representações

Coordenador: Prof. Dr. Loque ArcanjoEstudo do fenômeno musical em seu duplo papel, tanto como produto da realidade social quanto como parte do processo de construção desta realidade, por meio da reflexão historiográfica de processos de criação e apreciação artísticos, integrando aspectos históricos, sociais e culturais.  Análise das representações sociais acerca da produção musical no Brasil e dos complexos diálogos desta produção com outras práticas e linguagens artísticas enquanto instrumento para a articulação da música enquanto patrimônio histórico, a partir do reconhecimento de seus significados históricos.  Estudo da produção artística associada às outras formas de atividade social e incorporada às diversas texturas da vida tendo como referências seus significados culturais contextualizados no tempo e no espaço.

Projetos desenvolvidos

Produção bibliográfica principal

ARCANJO, Loque; MIRANDA, Márcio Antônio de . Práticas musicais, redes de sociabilidade e cultura intelectual na correspondência entre Francisco Curt Lange e Cláudio Santoro(1940-1946). e-Hum, v. 9, p. 105-115, 2016.
ARCANJO, Loque. A correspondência entre Heitor Villa-Lobos e Francisco Curt Lange: nacionalismo e americanismo musicais entre os anos 1930 e 1940. In: III SIMPÓSIO VILLA-LOBOS, 2017, São Paulo. ANAIS DO III SIMPÓSIO VILLA-LOBOS. São Paulo: ECA-USP, 2017. v. 1. p. 120-134.
ARCANJO, Loque. A correspondência entre Heitor Villa-Lobos e Francisco Curt Lange: nacionalismo e americanismo musicais entre os anos 1930 e 1940. In: III Simpósio Villa-Lobos, 2017, São Paulo. Anais do III Simpósio Villa-Lobos. São Paulo: ECA-USP, 2017. v. 1. p. 120-134.
ARCANJO, Loque. A música colonial mineira na musicologia e na correspondência de Francisco Curt Lange (1944 ? 1946). In: I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes, 2018, São João Del Rei. Anais do I Encontro de Musicologia Histórica do Campo das Vertentes. São João Del Rei: UFSJ, 2018. v. 1. p. 338-353.
ARCANJO, Loque. CERCEAU, Rangel Netto . Música, Linguagem e Sociedade. Revista E-HUM, Belo Horizonte: UNIBH, 2016
ARCANJO, Loque. Cláudio Santoro e o Americanismo musical de Francisco Curt Lange: nacionalismos, práticas musicais e redes de sociabilidade no Brasil (1940-1946). In: Anais do 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP Ensino, memórias e linguagens em diálogo interdisciplinar. Outro Preto: ufop, 2017. v. 1. p. 223-237.
ARCANJO, Loque. Heitor Villa-Lobos e o americanismo musical de Francisco Curt Lange. In: III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões 55º Festival Villa-Lobos., 2018, Rio de Janeiro. Anais do III Simpósio Nacional Villa-Lobos: análise musical, história e conexões 55º Festival Villa-Lobos.. Rio de Janeiro: UFRJ, 2018. v. 1. p. 60-72.
ARCANJO, Loque. História da Música: Reflexões teórico-metodológicas. Modus : revista da Escola de Música da UEMG, v. 07, p. 3-13, 2012.
ARCANJO, Loque. O dossiê Villa-Lobos e o Choros n.10: modernismo, “plágio” e opinião pública em tempos de crise política no Brasil (1952-54). In: IV Simpósio Villa-Lobos, 2018, São Paulo. Anais do IV Simpósio Villa-Lobos. São Paulo: USP, 2018. v. 1. p. 217-235.
ARCANJO, Loque. O Impressionismo de Claude Debussy na obra de Heitor Villa-lobos como expressão do modernismo carioca. Formas, Imagens, Sons: O universo Cultural da História da Arte.. 1ed.Belo Horizonte: Clio Gestão Cultural e Editora, 2014, v. 1, p. 35-49.
ARCANJO, Loque. O violão de Heitor Villa-Lobos: entre a Belle Époque carioca e as rodas de choro. e-Hum, v. 6, p. 1, 2013.
ARCANJO, Loque. OLHARES SOBRE O BAIRRO LAGOINHA: educação patrimonial, imagens, cotidiano e memórias. In: ICOMOS, 2017, Belo Horizonte. Anais 1º Simpósio Cientifico ICOMOS Brasil, 2017.
ARCANJO, Loque. Um músico brasileiro em Nova York: o Pan-Americanismo na obra de Heitor Villa-Lobos (1939-1945). Revista Estudos de Politica, v. 6, p. 467-486, 2016.
LEMAN, Marc; NAVEDA, Luiz. Basic Gestures as Spatiotemporal Reference Frames for Repetitive Dance/Music Patterns in Samba and Charleston. Music Perception, v. 28, n. 1, p. 71–91, 2010.
LEMAN, Marc; NAVEDA, Luiz. Spatial cognition of Samba and Charleston. Cognitive Processing, v. 10, p. S142–S142, 2009.
NAVEDA
NAVEDA, Luiz et al. Microtiming patterns and interactions with musical properties in samba music. Journal of New Music Research, v. 40, n. 2, p. 223–236, 2011.
NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. A Cross-modal Heuristic for Periodic Pattern Analysis of Samba Music and Dance. Journal of New Music Research, v. 38, n. 3, p. 255–283, 2009.
NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. Hypotheses on the choreographic roots of the musical meter: a case study on Afro-Brazilian dance and music. 2011, [S.l.]: SACCoM-Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de la Música, 2011.
NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. Mapping idiomatic elements in the morphology of dance gestures: Meter, gender and cultural idiosyncrasies in the samba dance and music. In: SHIFRES, FAVIO et al. (Org.). . Actas de ECCoM. Vol. 1 N1, “Nuestro Cuerpo en Nuestra Musica. 11o ECCoM”. Buenos Aires, Argentina: SACCoM, 2013. v. 1. .
NAVEDA, Luiz; LEMAN, Marc. The spatiotemporal representation of dance and music gestures using Topological Gesture Analysis (TGA). Music Perception, v. 28, n. 1, p. 93–111, 2010.
NAVEDA, Luiz. Gesture in Samba: A cross-modal analysis of dance and music from the Afro-Brazilian culture. 2011. PhD thesis – Ghent University, 2011.
NAVEDA, Luiz. Inovação anjos e tecnologias nos projetos e práticas da educação musical. Revista da ABEM, v. 1, n. 14, p. 65–74, 2006.
NAVEDA, Luiz. O Timbre e o Volume Sonoro do violão: Uma abordagem acústica e Psicoacústica (translation: The timbre and the loudness of the classical guitar: a acoustic and psychoacoustic approach). 2002. Master Thesis – UFMG, Belo Horizonte, Brazil, 2002. Disponível em: https://dl.dropboxusercontent.com/s/rozbfvj9qsjl752/naveda_2000_the%20timbre%20and%20the%20loudness%20of%20the%20classical%20guitar%20an%20acoustic_naveda2000the-timbre-and-the-loudness000;.
“NUNES-SILVA, M.; ABREU, P.H.S.; ALMEIDA, F. N.;
HAASE, V. G. A cognição musical em adolescentes com Síndrome de Williams:
Análise de uma série de casos clínicos. PERCEPTA – REVISTA DE COGNIÇÃO
MUSICAL., v.4, p.47 – 55, 2017.”
“NUNES-SILVA,
M.; Moreira, L.C.; MORAES, G. R. J.; ROSA, G. T.; Marra, C.A.S. A música para
indução de relaxamento na Terapia de Integração Pessoal pela Abordagem Direta
do Inconsciente – ADI/TIP. Contextos Clínicos. , v.5, p.88 – 99, 2012. “
“NUNES-SILVA,
MARÍLIA; CAETANO, A. A. R.; ALVES, S. O.; SILVA, G. T. M. Evaluation of music
cognition in children and adolescents with Attention-Deficit/ Hyperactivity
Disorder In: 11th International Conference of Students of Systematic
Musicology, 2018, Belo Horizonte, Brazil. Proceedings of the 11th
International Conference of Students of Systematic Musicology (SysMus), p.88

  • 93, 2018.”
    “NUNES-SILVA,
    MARILIA; MOURA, RICARDO; LOPES-SILVA, JÚLIA BEATRIZ; HAASE, VITOR GERALDI.
    Examining pitch and numerical magnitude processing in congenital amusia: A
    quasi-experimental pilot study. Neuropsychology, Development, and Cognition.
    Section A, Journal of Clinical and Experimental Neuropsychology. , v.38, p.1
  • 18, 2016.”
    “NUNES-SILVA,
    MARÍLIA; VALADARES, ANA CAROLINA DUARTE; ROSA, GERLAINE TEIXEIRA; LOPES,
    LILIANE CRISTINA MOREIRA; MARRA, CÉLIA AUXILIADORA DOS SANTOS. Avaliação de
    Músicas Compostas para Indução de Relaxamento e de seus Efeitos Psicológicos.
    Psicologia: Ciência e Profissão (Online). , v.36, p.709 – 725, 2016.”
    “NUNES,
    M.; HAASE, V. G.; HAASE, V. G. Amusias and modularity of musical cognitive
    processing. Psychology & Neuroscience (Impresso). , v.6, p.45 – 56,

  1. “NUNES,
    M.; HAASE, V. G.; HAASE, V. G. Montreal Battery of Evaluation of Amusia:
    Validity evidence and norms for adolescents in Belo Horizonte, Minas Gerais,
    Brazil. Dementia & Neuropsychologia. , v.6, p.244 – 252, 2012.”
    “NUNES,
    M.; LOUREIRO, C. M. V.; LOUREIRO, M. A.; HAASE, V. G. Tradução e validação de
    conteúdo de uma bateria de testes para avaliação de Amusia. Avaliação
    Psicológica (Impresso). , v.9, p.211 – 232, 2010. “
    “VUVAN,
    DOMINIQUE T.; NUNES-SILVA, MARILIA; PERETZ, ISABELLE. Meta-analytic evidence
    for the non-modularity of pitch processing in congenital amusia. Cortex
    (Milano. Testo stampato). , v.69, p.186 – 200, 2015.”

Produção artística recente

(2015) Fernanda Santos, D. Herrmann, Paulo Chamone, Julião Villas, and Luiz Naveda. Residência artística – dança e música. Residência artísticaResidência artística sobre música interativa para dança contemporânea. Centro Cultural da UFMG. Belo Horizonte. 
(2016) Luiz Naveda. Cenário para o espetáculo de Dança “Andanças”. Criação do cenárioEscola de dança 7e8. Belo Horizonte, Brasil. 
(2016) Luiz Naveda. Sistemas interativos para a composição “Todas as rosas são brancas” (Guilherme Nascimento). Sistemas interativosANPPOM – UEMG. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em:<https://youtu.be/PftaTW_m6EU?t=5130to>;
(2016) Luiz Naveda. Trilha sonora para o espetáculo “O Rio”. Trilha SonoraColetivo o Rio. Belo Horizonte – Brasil. 
(2016) Luiz Naveda. Trilha sonora e interação para a performance “Solos do Lugar”. Trilha Sonora e interativaAtelier Dudude Herrmann. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=VEyCqj7vVDg>;
(2017) Luiz Naveda. Casulo (Trilha Sonora “Membranças”). ComposiçãoIn: Membranças. Trilha sonora original para performance de dança (40′). Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em: <https://soundcloud.com/naveda/casulo>;
(2017) Luiz Naveda, Juliana Rodrigues Porfirio, and Marina Matiello. Estudo n. 1 para tecido, movimento e som. Direção, design de eletrônica embarcada, música e performancePerformance interativa envolvendo uma manta eletrônica, dança e música. Participação: desenh de sistemas eletrônicos (hardware e software), composição musical e conceito. M.A.R.T.E Festival. Mariana, Minas Gerais, Brasil. Disponível em:<http://luiznaveda.weebly.com/elpanomoruno.html>;
(2017) Luiz Naveda. Fluxo e força (Trilha Sonora “Membranças”). ComposiçãoIn: Membranças. Trilha sonora original para performance de dança (40′). Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em: <https://soundcloud.com/naveda/fluxo-e-forca>;
(2017) Luiz Naveda. Trilha Sonora “Membranças”. Trilha Sonora para dançaIn: Membranças. Trilha sonora original para performance de dança (40′). Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em: <https://soundcloud.com/naveda/sets/membrancas>;
(2017) Luiz Naveda. Trilha sonora, performance e interação para a performance “Solos Montanheses”. Trilha Sonora e performanceSesc Palladium. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=VEyCqj7vVDg>;
(2017) Luiz Naveda. Valsa para Heloisa (Trilha Sonora “Membranças”). ComposiçãoIn: Membranças. Trilha sonora original para performance de dança (40′). Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em: <https://soundcloud.com/naveda/valsa-para-heloisa>;
(2017) Fernanda Santos, D. Herrmann, Paulo Chamone, Julião Villas, and Luiz Naveda. Miradas do Caos II. Projeto artístico e performance interativaIn: Modos de existir Series. Composição de trilha sonora para dança. Criação e desenvolvimento e performance de sistemas interativos. SESC Santo Amaro. Belo Horizonte. Disponível em: <http://miradasdocaos.com/>;
(2017) Luiz Naveda, Juliana Rodrigues Porfirio, and Marina Matiello. “El Paño” (performance de dança). Direção, trilha sonora, sistemas interativosPerformance de dança interativa: Participação: composição de trilha sonora e conceito. UEMG. Mariana, Brasil. 
(2017) Luiz Naveda, Juliana Rodrigues Porfirio, and Marina Matiello. Estudo n. 1 para tecido movimento e som. Direção, trilha sonora, sistemas interativosSesi. Mariana, Brasil. Disponível em:<http://www.naveda.info/elpanomoruno>;
(2018) Luiz Naveda. Trilha Sonora do Vídeo “Gaivota” sobre o espetáculo de dança “Membraças”. Trilha Sonora para vídeoIn: Membranças. Trilha sonora original para performance de dança e vídeo. Exibido na Mostra de Videodança do Corpo Escola de Dança em Belo Horizonte – 2018. Prefeitura de Belo Horizonte. Belo Horizonte – Brasil. Disponível em: <https://vimeo.com/270815623>;
(2018) Luiz Naveda. Versa n.1. Trilha sonora e sistemas interativosIn: Reversa. Trilha sonora e sistemas interativos para performance com wearables. (audio excerpt: https://soundcloud.com/naveda/versa-1-excerpt). UFMG/UEMG. Disponível em: <https://youtu.be/GEkl8qdTBLQ>;
(2018) Luiz Naveda and Fernanda Gomes. Captura de edição de vídeo 360 para a Coleção em realidade virtual – Caju Ameixa Cosmopolitana Fresh. Trilha sonora original, edição e captura de vídeo VR. Este vídeo foi inaugurou o primeiro fashion film em VR do Brasil.Caju Ameixa – Selletiva. Belo Horizonte – Brazil. Disponível em:<https://youtu.be/vF6P5beSjWw>;
(2018) Luiz Naveda and Fernanda Gomes. Coleção em realidade virtual – Caju Ameixa Cosmopolitana Fresh. Trilha sonora original, edição e captura de vídeo VRCaju Ameixa – Selletiva. Belo Horizonte – Brazil. Disponível em:<https://youtu.be/vF6P5beSjWw>;
(2018) Dudude Herrmann and Luiz Naveda. Em algum lugar de mundo. Música original/Trilha sonoraMúsica original (quadrifônico) encomendada para a Cia Sesc de Dança. (excerto: https://soundcloud.com/naveda/excerpt-of-the-soundtrack-em-algum-lugar-de-mundo-elsewhere-in-the-world). Cia Sesc de Dança de Belo Horizonte. Belo Horizonte. 
(2019) Luiz Naveda and Dudude Herrmann. 2 ou 3 danças para o nada. Trilha Sonora e performanceIn: Cenas Plural. Sistemas interativos, música e trilha sonora para improvisação de dança. PBH – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Belo Horizonte – Brasil. 
(2019) Luiz Naveda and Frederico Herrmann. Trilha sonora, performance e interação para performance de dança. Trilha Sonora e performanceIn: Katie Duck workshop. Sistemas interativos, música e trilha. Atelier Dudude Herrmann. Belo Horizonte – Brasil. 
(2019) Luiz Naveda and Natacha Lamounier. Versa n.1. PerformanceIn: NIME 2019 New Interfaces for Musical Expression. Selecionada para apresentação na Conferência Nime. Trilha sonora e sistemas interativos para performance com wearables. (audio excerpt: https://soundcloud.com/naveda/versa-1-excerpt). Federal University of Rio Grande do Sul/Nime. Porto Alegre. Disponível em: <https://youtu.be/WW58gRHYNzk>;

Clipping

https://www.uemg.br/noticias-1/5937-alunos-pesquisadores-da-escola-de-musica-da-uemg-sao-premiados-pela-funarte
https://uemg.br/noticias-guignard/6023-pesquisador-do-corpuslab-e-premiado-pela-funarte-por-oficina-sobre-curriculos-em-artes-visuais